quinta-feira, 28 de maio de 2015

Os Angiomas


Para ser sincera, já os conhecia. Já tinha conhecimento de outros meninos que nasceram com as famosas manchinhas. Mas para mim chamavam-se apenas manchinhas-que-desaparecem-com-o-tempo.

Quando tu nasces-te, nesse mesmo momento puseram-te em cima de mim de barriga e cabeça para baixo, pelo que só consegui ver o teu pequeno traseiro. Após algum tempo, é que o pai te trouxe até mim, já vestida e aí consegui apreciar-te, tal como já referi em post’s anteriores, e aí é que verifiquei que tinhas uma série de manchinhas dessas, as-que-desaparecem-com-o-tempo, na zona do sobrolho, nem me preocupei, visto que como o próprio nome indica, desaparecem com o tempo. Ok, que se lixem as manchinhas que daqui a uns meses irão à vida delas. Só que depois vieras as visitas e cada pessoa que olhava para ti, questionava então e estas manchinhas são o quê? E eu respondia: ‘’ah e tal, desaparecem com o tempo’’. O teu pai dizia a toda a gente que foi das ventosas. Mentira. Há muitos meninos que nascem sem ventosas nem outros adereços e no entanto também nascem com as ditas. Após perguntar a tudo o que seja médico, enfermeiro e afins, lá me disseram que se tratava dos Angiomas do recém-nascido, e que efectivamente desaparecem com o tempo. O pediatra da L. foi mais além e disse-me, inclusive, que poderiam até crescer até aos 6 meses e então diminuiriam até desaparecer. Não foi o caso, não cresceram. Estão até mais pequenos. Passados 5 meses, e embora mais pequenos, as pessoas continuam a dizer: ‘’ainda tem as manchinhas’’ ou ‘’isto desaparece mesmo?’’ ou até mesmo quem não sabe do que se trata pergunta: ‘’ isto é uma alergia?’’ e já chegaram ao cúmulo de dizer: ‘’ andou-se a arranhar com as unhas não?’’. E eu lá tento explicar, que desaparecem-com-o-tempo. E há quem fique a olhar para mim com cara de espanto como se fosse algo extremamente… diferente?

Não. Efectivamente as manchinhas vão desaparecer e dispenso comentários como ‘’ainda não desapareceram’’. Isto não é coisa de dias, é coisa de meses. Muitos meses. Por outro lado também me sabe muito bem dizerem-me: ‘’uau, já mal se notam’’. Isso sim, são observações aceitáveis.

Se me importo com as manchinhas? Nada.

Se me importo com comentários inapropriados e repetitivos? Um bocadinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário