terça-feira, 5 de maio de 2015

Pequena adenda ao post Maternidade II


No dia 14 de Dezembro de 2014, quando tu nasceste, às 02h07 da manhã, temi estar a ficar senil ou com alguma patologia grave. Tu nasces-te, eu nem olhei para ti. Queria muito ver-te, mas ao mesmo tempo não te queria ver nem tocar enquanto não estivesse bem e em condições para o fazer. Lembro-me como se tivesse sido esta noite, que tu sais-te à força, num piscar de olhos já cá estavas fora (embora tivesse esperado 48 horas como já referi), puseram-te em cima de mim, consegui sentir que eras gorda pesadota, e estavas coberta de fluidos brancos que mais parecia que tinhas sido barrada com hallibut, não te vi a cara. Uma enfermeira levou-te para te vestir com a roupa preparada à 5 meses e que estava à dois dias ‘’no sitio onde se vestem bebés acabados de nascer’’. Mandaram o pai vestir-te, mas ele morria de medo de te partir ao meio. Estavas mesmo a 2 metros de distância de mim, a ser preparada e eu nem queria olhar. Queria certificar-me primeiro que ficava bem e aí sim, ia ter-te nos meus braços. O pai trouxe-te até mim e disse-me: ‘’tem o teu nariz’’, não tens, graças a Deus. E aí sim, vi-te, mas não com muita atenção porque o trabalho que tu me tinhas feito, ainda não estava concluído. Quando finalmente a médica terminou de coser tudo o que tinha direito, eu estava então preparada para te receber. Amamentei-te, choras-te, apreciei-te. Adorei o teu choro, adorei tudo. Mas faltava algo, ou melhor, eu julgava que faltava. Tinha a sensação que não te amava. Aquele amor que todas dizem que sentem quando vêem os filhos pela primeira vez, eu não o sentia. Talvez por estar extremamente cansada, ou por já te ter ali e não dar importância ao verdadeiro sentimento, algo me parecia errado. Com o passar dos dias, eu ainda sentia o mesmo e estava verdadeiramente preocupada. Depois sentia uma espécie de falta de ar, principalmente quando saía à rua, só me apetecia respirar fundo. Uma serie de patologias sem cura me passaram pela cabeça, até que percebi que seria ansiedade e era isso que me estava a inibir de te amar, mentira, eu já te amava, só não o conseguia sentir. Hoje posso dizer que te amo muito mais de que ontem e que amanhã te vou amar muito mais que hoje. 

Sem comentários:

Enviar um comentário